NamoroNamoro e Amizade

Namoro e Amizade

Casal Namorados

Até o século XIX a amizade entre homens e mulheres era considerada um mal degenerador. O ideal era que elas ficassem em casa e se saíssem deveriam estar acompanhados dos pais, irmãos ou do marido. O trabalho destinado a elas - lavar, costurar e cozinhar - também dispensavam a presença de um homem. Até mesmo as escolas eram separadas das escolas dos meninos.

Com a inserção da mulher no mercado de trabalho esse cenário mudou. Hoje homens e mulheres já trabalham, estudam e frequentam os mesmos lugares. Por isso é cada vez mais comum que eles sejam amigos e compartilhem vivências parecidas.

Apesar de muitas pessoas não acreditarem que é possível uma amizade sem interesses amorosos, ela existe, sim. E os benefícios de uma relação amigável entre os gêneros são muitos, vão desde um apoio emocional até conseguir dicas para conquistar alguém. Além disso, evita a solidão e permite discussões interessantes com uma outra perspectiva.

Ainda que a amizade verdadeira exista, é comum que o amor surja de uma amizade, devido ao nível de entrosamento entre o casal. Geralmente eles cultivam os mesmos gostos e têm afinidades, facilitando, assim, essa aproximação.

Namoro ou Amizade?

Se você estiver realmente gostando de seu amigo ou amiga, tente perceber se vocês estão em sincronia em relação aos seus sentimentos. Ela ou ele pode dar sinais de que o relacionamento pode ultrapassar a amizade. Se ela ou ele já te apresentou para os pais, anda de mão dadas, joga alguns olhares ou indiretas podem ser indícios de que o interesse é recíproco.

Uma outra dica para perceber se há mesmo segundas intenções é observar os gestos, toques e olhares. A insinuação ainda é mais evidente no sexo masculino. Se ele acha um jeito de encostar no seu braço ou mexer no seu cabelo, há fortes indícios que a intenção dele é ir além da amizade.

Repare também as atitudes da pessoa em relação a você, se ele desmarca compromisso com os amigos como o futebol ou um happy hour para estar com você, há algum interesse no ar.

Mesmo que você não tenha sentido esses sinais ou esteja na dúvida, a melhor alternativa é esperar por um bom momento e se declarar, a pessoa pode estar cultivando esse mesmo sentimento por você ou não, mas você terá feito a sua parte.